(41) 3314-5000

Não perca as próximas atualizações,
assine nossa newsletter

A Teoria dos Círculos Concêntricos aplicada à Cerca de Concertina

Cuidar da segurança patrimonial é algo extremamente complexo. Afinal, não basta apenas construir cercas e muros sem planejamento. Há especialistas que podem te aconselhar sobre materiais, mão de obra e possíveis brechas em seu sistema de segurança. Um dos métodos mais utilizados por eles para tornar um local mais seguro, é a teoria dos círculos concêntricos.

O que é a Teoria dos Círculos Concêntricos?

Concertina 45cmTodo projeto de segurança tem como objetivo proteger uma área ou objeto. De acordo com esta teoria, é preciso criar vários níveis de diferentes obstáculos (círculos de segurança) para que a zona esteja devidamente protegida.

Este método é extremamente antigo, sendo usado desde a idade média nos castelos e feudos. Os senhores feudais construíam várias muralhas, poços, torres de observação e deixavam guardas a postos em todos os momentos. Cada uma destas barreiras era um círculo de proteção.

A quantidade de círculos de segurança a ser criados fica a critério do dono do local ou objeto a ser protegido. Porém, vale ressaltar que, quanto mais barreiras, melhor. Além de dissuadir invasores em potencial, eles demorarão mais para entrar e sair, dando tempo para a chegada das autoridades.

Entretanto, os círculos de segurança protegem apenas na horizontal, por isso – atualmente – utiliza-se uma evolução desta teoria: a teoria das esferas concêntricas.

A Teoria das Esferas Concêntricas

Esta teoria tem o mesmo princípio da teoria dos círculos concêntricos. Contudo, ela não leva em consideração apenas o horizontal. De acordo com esta teoria, também é preciso levar em conta as ameaças que podem vir do subterrâneo ou via aérea. Sistemas de alarme e até mesmo drones são exemplos de itens usados para construir as esferas de proteção.

Como usar a Cerca Concertina na proteção patrimonial?

A cerca concertina funciona como um potente inibidor contra o acesso de pessoas não autorizadas de um determinado local. Visivelmente cortante, funciona como um poderoso elemento de dissuasão.

Caso, ainda assim alguém tente invadir o local, a cerca de concertina pode ser usada em diversos círculos (ou esferas) de segurança para reforçar grades ou muros.

Você também pode gostar de…

+ Concertina ou Cerca Elétrica – qual escolher?
+ Confira ferramentas para instalar Concertina com segurança!

A Teoria dos Círculos Concêntricos aplicada à Cerca de Concertina
Avalie esse post!

Não perca as próximas atualizações,
assine nossa newsletter