Quando se pensa em proteger espaços para minimizar o risco de invasões, furtos e roubos, a segurança perimetral costuma ser mencionada com frequência. Mas, o que quer dizer essa expressão?
Aqui, esclarecemos o que é segurança perimetral, assim como qual é sua importância e principais benefícios obtidos ao adotá-la para proteger espaços. Confira!
Trata-se de um sistema de proteção de espaços residenciais, comerciais, empresariais, industriais e públicos, que cria barreiras para impedir que alguém invada a área e cometa furtos e roubos.
Ao todo, há três tipos de segurança perimetral, que são classificados de acordo com a barreira que eles criam. O sistema de segurança perimetral pode ser:
Cria barreiras físicas, como muro alto e cercas de concertina e elétricas, tornando o perímetro segurança mais reforçado. Esse tipo de barreira é eficaz porque dificulta a ultrapassagem e invasão, o que acaba por desestimular a ação criminosa.
No tipo perimetral segurança tecnológico, as barreiras envolvem o uso de equipamentos eletrônicos, como câmeras de vigilância, sistema automatizado de iluminação e alarme.
A segurança perimetral tecnológica complementa a física, porque reforça a proteção e possibilita a identificação de invasores, além de viabilizar o rápido acionamento da polícia em caso de atividades irregulares.
Tipo que envolve barreiras que provocam sentimento de medo ou de dificuldade de invasão, desestimulando-a. Um ótimo exemplo de barreiras nesse estilo são as placas informativas sobre cão feroz ou uso de sistema de vigilância.
A segurança perimetral é importante porque protege espaços com eficácia, diminuindo consideravelmente o risco de invasão. Com isso, é possível obter benefícios como: