Aramax

O que é aço galvanizado? Descubra o que é aqui!

Você provavelmente já deve ter encontrado o termo ‘aço galvanizado’. Mas, afinal de contas, o que significa o termo galvanizado?

Se você não sabe o que é o aço galvanizado a Aramax vai te ajudar.

Confira a seguir!

Galvanização: a origem do aço galvanizado

Galvanização é o nome do processo pelo qual o aço é recoberto com uma camada de zinco hexagonal ou alguma de suas ligas.

Mas não tem como explicar como se dá todo esse processo sem envolver alguns conceitos da química. Faremos isso da maneira mais simples possível. Preste atenção nos pontos a seguir, pois eles são importantes para que você consiga compreender como se dá o processo de galvanização.

Ainda sobre os reagentes, podemos classificá-los de acordo com a propensão em doar ou receber elétrons durante uma reação química:

Agora que você já sabe esses conceitos básicos podemos passar adiante. Qual a relação disso tudo com o zinco e o ferro e porque a ferrugem está envolvida?

Vamos por partes. Em primeiro lugar, os metais enferrujam. Isso ocorre porque a ferrugem nada mais é do que um processo químico de oxidação.

Outra informação importante para compreender como se dá esse processo é que o zinco possui um potencial de oxidação maior que o ferro ou aço.

Imagine agora que expomos um metal galvanizado qualquer ao ar livre. Isso significa que o zinco, devido as suas características químicas, apresenta maior propensão de ser oxidado.

O que ocorre nesse caso é que o zinco, por ser um agende redutor, irá perder elétrons para outras substâncias presentes no ar atmosférico.

Assim, o processo de galvanização pode ser interpretado como um sacrifício: sacrificamos o agente que apresenta maior propensão a ser oxidado para aumentar a durabilidade e resistência do metal revestido.

Você também poderá se interessar por…

>> Concertina funciona mesmo? Descubra aqui!

>> Arame Farpado: da origem ao seu papel na Grande Guerra

>> Concertina Tradicional ou Clipada: qual escolher?

0.0
00