O índice de invasões e roubos a casas costuma crescer no feriado. O motivo é simples: é nesse período que as famílias viajam e deixam os imóveis vazios, o que facilita a ação criminosa.
Mas, feriado e viagens não precisam ser sinônimos de roubo e dor de cabeça, já que é possível proteger sua casa e evitar que ela seja roubada enquanto a família descansa e se diverte.
Para isso, há dicas especiais que podem ser seguidas. Conheça, a seguir, quais são elas e aproveite para aplicá-las em seu imóvel e ter muito mais tranquilidade no feriado!
Muros, especialmente os baixos ou fáceis de serem escalados, devem receber cercas para evitar a ultrapassagem pelos criminosos. Um cercamento altamente eficaz é o feito com concertina, material também chamado de ouriço.
Trata-se de um arame cortante que desestimula a invasão do imóvel, uma vez que é difícil de ser rompido e ainda pode machucar o criminoso ao tentar a ultrapassagem.
Além da concertina, também é possível montar uma cerca com redes laminadas, que têm a mesma função de proteger áreas e evitar a invasão, porém sua estrutura permite fazer um cercamento maior.
A cerca e equipamentos de segurança formam um combo potente de proteção contra invasões. Dá para combinar cercas com concertina e elétricas, bem como implantar alarmes, luzes com acendimento automático e monitoramento por câmera, caso tenha um pouco mais de dinheiro.
As entradas da casa não devem ser vulneráveis. Portanto, troque portas e janelas frágeis, que costumam ser fáceis de serem arrombadas. Além disso, verifique fechaduras. Caso sejam simples, troque-as por versões mais robustas.
No caso específico das janelas, faça a instalação de grades, principalmente em áreas facilmente escaláveis. Assim, será possível evitar ultrapassagens e proteger eficazmente o imóvel.
Você também poderá se interessar por…
>> Arame contra a invasão: conheça os principais tipos
>> Cerca de concertina eletrificada: conheça esses 5 benefícios!
>> Galvanização: entenda mais do processo que fazem os metais durarem