A concertina sempre é citada quando se fala em projetos de segurança patrimonial e perimetral, com foco na delimitação e cercamento de espaços residenciais, comerciais, empresariais ou industriais.
Mas, será que esse material funciona mesmo e ajuda na proteção de espaços? Saiba, a seguir, qual a eficiência da concertina e entenda o porquê de ela ser amplamente utilizada atualmente.
O que é a concertina
Trata-se de um arame confeccionado com aço de alta qualidade, inox ou galvanizado. O diferencial do material está no fato de ele trazer lâminas altamente cortantes e perfurantes.
Há diversos tipos de concertina, que também é chamada de ouriço. É possível encontrar modelos tradicionais, até versões em rede / tela, todas igualmente eficazes em proteger espaços.
A concertina funciona?
Sim, o material possui elevada eficácia. O motivo é simples: a concertina é resistente, ou seja, não é facilmente rompida, o que dificulta invasões e desestimula a ação criminosa.
Além disso, as características cortante e perfurante do material também inibem o criminoso, uma vez que aumentam de forma significativa a chance de ele sofrer machucados durante a tentativa de invasão.
O resultado do uso da concertina não poderia ser melhor: a área é mantida protegida, bem como os bens patrimoniais inseridos nela, evitando danos ou furtos, o que geriria novos gastos, com necessidade de consertos ou reposição.
Onde usar concertina
Depois de conhecer se a concertina funciona e porque utilizá-la, você deseja investir nela, mas não sabe onde instalá-la? Trata-se material bastante versátil, podendo ser aplicado em diferentes locais.
É possível instalar a concertina em muros e portões, dificultando ainda mais a escalada nesses locais. Lajes, forros e drywall também podem receber o material, para minimizar o risco de invasões.
A concertina é perfeita para proteger áreas residenciais, inclusive espaços comerciais. Bancos, presídios e ambientes industriais são outros locais que se beneficiam desse tipo de cercamento.
Você também poderá se interessar por…
>> Cerca de Concertina Eletrificada: conheça esses 5 benefícios!
>> Galvanização: entenda mais do processo que faz os metais durarem