Utilizado com frequência para cercar e proteger imóveis e terrenos, a concertina – também chamada de ouriço, caracteriza-se por ter lâminas cortantes e penetrantes, minimizando o risco da entrada de criminosos no espaço. Existem diversos tipos de concertina, como a clipada, flat, helicoidal e rede laminada. É possível encontrá-las nas versões feitas com aço inox ou galvanizado.
Mas, afinal, o que é o aço inox e galvanizado e qual é a melhor opção para cada situação? Saiba, a seguir, esses e outros detalhes!
O aço inox (inoxidável) é fabricado com uma adição de cromo, pelo menos 10%, no aço fundido. Posteriormente, o material pode passar por processos de decapagem, que remove impurezas, e passivação, responsável por aumentar a resistência à corrosão. Por isso, trata-se de um material altamente resistente, sobretudo à ferrugem.
O aço galvanizado é aquele que recebeu um revestimento de zinco, feito através de processo de imersão a quente ou eletrogalvanização. O grande diferencial do material está em sua elevada durabilidade e resistência à corrosão, apresentando excelente desempenho quando exposto à água por longos períodos.
Ambos os materiais têm como características principais a altíssima qualidade e resistência à ferrugem / corrosão. No entanto, isso não quer dizer que você pode utilizá-los em quaisquer situações.
– Cercamentos e concertinas expostas à chuva ou umidade, somente em cidades e centros urbanos. Em áreas com incidência da água do mar ou ambientes salgados, evite o uso do aço galvanizado. O cloreto de sódio (sal) promove o enferrujamento do material.
– Cercamentos e concertinas em quaisquer ambientes, principalmente os marinhos ou salgados, visto que o aço inoxidável consegue se manter conservado mesmo em ambientes úmidos e com presença de cloreto de sódio.
Caso invista na opção aço inox, apenas tenha o cuidado de evitar o contato do material com o cloro, não utilizando essa substância em limpezas, já que ela destrói a camada de óxido do aço, comprometendo sua resistência.