Conhecida como uma boa solução para proteção e cercamento de imóveis, a concertina é eficaz em barrar a atividade criminosa. O motivo está no alto poder cortante do material, que acaba por desestimular ultrapassagens e invasões.
É justamente pelo fato de o material ser cortante que há muitas dúvidas quanto à instalação do produto. Afinal, como fazê-lo com segurança, garantindo um bom resultado e evitando acidentes? Saiba, aqui, como executar essa tarefa!
Itens necessários para instalar a concertina
- Rolo de concertina;
- Hastes;
- Cabo ovalado (dê preferência à versão fabricada com aço de resistência diferenciada);
- Parafusos;
- Buchas;
- Arames de amarração ou grampos;
- Broca;
- Chave;
- Alicate;
- Torquês;
- Trena;
- Equipamentos de segurança.
Quais equipamentos de segurança utilizar?
Ao comprar concertina para o imóvel, certifique-se de garantir também equipamentos de segurança que serão utilizados durante a instalação e que garantirão a devida proteção durante a realização do trabalho, tais como:
- Luvas resistentes a perfurações, como as de couro;
- Óculos de proteção;
- Capacete.
Por ser uma tarefa realizada em altura, recomenda-se o uso de uma escada firme e segura, para garantir maior estabilidade durante a instalação da concertina.
Além disso, é importante restringir o acesso à área em que será realizado o cercamento, evitando a passagem de terceiros, sobretudo de crianças. Se tiver animais de estimação, deixe-os temporariamente em outro espaço até a finalização do trabalho.
Instalando a concertina
Os procedimentos de instalação são praticamente os mesmos e não costumam variar entre as marcas. Ainda assim, verifique sempre as recomendações do distribuidor: se houver algum procedimento diferenciado, é necessário sabê-lo antes de começar a instalação.
A tarefa é simples de ser executada. Depois de escolher qual modelo comprar, garantir os itens de segurança e vesti-los, basta seguir este passo a passo:
- Faça furos com a broca na parte de cima do muro, sempre com uma distância máxima de 4 metros entre eles;
- Fixe as hastes nos furos, prendendo-as com o auxílio de parafusos e buchas;
- Passe o cabo ovalado através do furo inferior das hastes, sempre esticando o arame, o que deve ser feito com o auxílio de um torquês;
- Apoie o rolo de concertina sobre o cabo recém-instalado;
- Repita o processo de passagem do cabo ovalado, porém agora na parte superior das hastes, passando-o por dentro do rolo de concertina;
- Grampeie a primeira espira da concertina no cabo ovalado;
- Com a trena, meça 25 centímetros de distância para grampear outras espiras nos cabos;
- Ao terminar, certifique-se de que as pontas da concertina estão bem presas.