A taxa de invasões e furtos a residências tende a aumentar no fim de ano, principalmente perto das festas de Natal e Ano Novo. Neste período muitos viajam e deixam os imóveis vazios, o que aumenta sua vulnerabilidade.
Tomando alguns cuidados é possível inibir a ação criminosa e passar alguns dias longe de casa sem maiores preocupações. É só adotar algumas recomendações preciosas:
Invista em um sistema de segurança
Alarmes, câmeras e cercas podem dificultar a entrada no imóvel e ainda facilitar a identificação dos criminosos. Assim, são de grande ajuda na prevenção de furtos e invasões. Por isso, invista em um sistema de segurança antes de se ausentar da residência. O cercamento pode, inclusive, ser feito com concertina, um arame com alto poder cortante.
É possível comprar concertina em lojas especializadas ou junto a um distribuidor de concertina de confiança, para assegurar a aquisição de um material de qualidade. Há diversas versões do material, o que levanta dúvidas sobre qual concertina comprar. Se for o seu caso, consulte um profissional, para saber qual tipo é mais adequado ao seu imóvel.
Não deixe luzes acesas
Outro erro comum é deixar as luzes internas e externas acesas, o que denuncia que não há pessoas no imóvel. Uma solução é investir em um sistema automatizado de luz, que pode ser programado para ser ligado e desligado em horários específicos durante o dia e à noite.
Desligue interfones e campainhas
Quando criminosos notam que a casa pode estar vazia, uma das medidas adotadas por eles é verificar por interfones e campainhas. Com elas desligadas, o bandido não têm certeza se o aparelho está danificado, desligado ou se realmente há alguém no imóvel.
Conte com a ajuda de seu vizinho
Peça para que seu vizinho fique de olho na casa e chame a polícia se notar alguma movimentação estranha no imóvel. Peça também para que ele recolha eventuais entregas: o acúmulo de correspondência denuncia que a residência está vazia.
Suspenda temporariamente entregas de revistas e jornais
Assim como no caso da correspondência, revistas e jornais acumulados na porta da casa indicam que ela está vazia. Esta vulnerabilidade é facilmente solucionada com o cancelamento temporário da entrega de materiais de assinatura.