As concertinas, conhecidas também como ouriços, são facilmente encontradas em duas versões: as fabricadas com aço galvanizado ou inoxidável, ambas altamente eficazes na proteção de qualquer local.
Mas, você sabe o que é um aço galvanizado ou inoxidável? Quando o uso de cada um deles é indicado? Saiba mais sobre estes materiais e entenda quando utilizá-los para acertar na compra da concertina!
O aço galvanizado é aquele que recebe um revestimento de zinco, que potencializa a proteção contra corrosão. A cobertura pode ser adicionada por imersão ou eletrogalvanização:
Por ser mais resistente à corrosão e ter melhor desempenho em contato com a água, o aço galvanizado é amplamente utilizado na construção civil, itens de ferramentaria, cercas, estruturas de veículos, utensílios e equipamentos domésticos. No entanto, o material não deve ser utilizado em todas as situações! A água do mar e a maresia, por exemplo, oxidam o zinco mais rápido, diminuindo sua vida útil. Portanto, o aço galvanizado não é recomendado para áreas litorâneas.
Como sabemos, existem vários métodos de proteção contra a corrosão dos metais, sendo que um dos mais eficientes é a galvanização. A galvanização é um processo em que se reveste uma peça de ferro ou de aço com zinco metálico.
Ler Mais
O processo de galvanização, como dito, é um processo químico que deposita uma camada de zinco sobre o aço, o que permite uma longa vida útil à estrutura e aumentando sua resistência contra a corrosão ou ferrugem e permitindo sua fixação por meio de parafusos. O zinco auxilia a poupar também recursos naturais como o minério de ferro e também energia, o que prolonga a vida útil dos produtos que utilizam a proteção e contribuem economicamente ao investimento do capital em aço.
Ler Mais
O aço inoxidável ainda é, majoritariamente, ferro, mas pequenas quantidades de outros elementos químicos fazem toda a diferença no resultado final da liga. A presença de cromo, manganês, carbono, silício e em alguns casos níquel e molibdênio conferem uma proteção ao ferro, reagindo com o ar e a umidade no lugar dele, formando uma camada fina de óxidos/hidróxidos estáveis, que aderem à superfície da peça, protegendo-a. O cromo é o principal protetor, uma peça de aço inox deve conter no mínimo 10% desde metal.
O aço inoxidável é ainda em sua maioria ferro, porém pequenas quantias de outros elementos químicos fazer toda a diferença na consequência final da liga. O cromo, manganês, carbono, silício e algumas vezes o níquel também, conferem uma proteção extra ao ferro, que reage com o ar e a umidade, formando uma camada fina de óxidos/hidróxidos estáveis que aderem à superfície do material e o protege. O cromo é o seu principal protetor.
Ler Mais
Robusto e resistente, o aço inoxidável é bastante utilizado na construção civil e em encanamentos. Equipamentos industriais também são fabricados com esse tipo de aço, além de joias, móveis e talheres. Ao contrário do aço galvanizado, ele não sofre nenhuma reação devido ao contato com o sal. Assim, pode ser usado em áreas com maresia e em contato com a água do mar, sendo o material ideal para a instalação de concertina em regiões litorâneas.
Como falamos, a composição do aço inox pode variar. Cada qual com características muito específicas e feitas para a produção de diversos objetos como utensílios de cozinha, cuvas e pias para casas ou indústria- além de outras diversas aplicações. Usualmente, o aço inoxidável é feito por uma mistura de cromo e ferro, e pode apresentar algumas falhas em locais microscópicos que, por sua vez, ficam expostos à oxidação. Além disso, ele também pode se tornar mais suscetível ou não à ferrugem, de acordo com as condições de temperatura e exposição. Por isso, o ideal é sempre manter a manutenção e os cuidados em dia.
Você também pode gostar de…
+ Concertina de Aço Inox ou Galvanizado?
+ Veja como instalar a Concertina com segurança