Utilizado a partir da década de 60, arames laminados (ou concertinas) e arames de farpa sempre foram peças essenciais na proteção de propriedades. Criados para dissuadir invasores pelo aspecto psicológico e ferir aqueles que se arriscarem a os transpor, estes itens de baixíssimo custo e fácil manutenção começaram a ser empregados em locais de maior risco, como bases militares, a partir de 1890, com a criação dos arames reforçados que não podiam ser cortados com simples ferramentas.
O arame concertina é uma barreira de segurança laminada que possui forma espiralada e lâminas cortantes em sua extensão. É considerada a evolução dos arames farpados tradicionais. Isso porque é feita com chapas de metal cortadas ao invés de arame que pode ser mais facilmente cortado.
Baseada na segurança que provinha aos soldados nas antigas guerras de trincheiras, as concertinas laminadas têm como objetivo criar uma verdadeira experiência de base protegida para seus utilizadores. Salvas as proporções, é um sentimento que a maioria de nós pode se relacionar. Afinal, nunca sabemos o que ou quem está do lado de fora. Todos querem sentir-se seguros, assim como assegurar seus bens e o bem estar de seus familiares. Por isso, a utilização de arames de farpa e arames laminados é mais do que uma escolha estética. É um investimento em sua segurança e em sua paz de espirito.
Criados com chapas de aço galvanizado a fogo, que vão de cerca de 300 mm a 750 mm, muitíssimo resistente a depredações e decaimento com o tempo, arames de farpa e arames laminados podem ser encontrados em diversos formatos e estilos, podendo ser facilmente adaptados às necessidades de todos. Entre os tipos de concertinas, estas ferramentas de segurança perimetral podem ser a diferença entre segurança e perigo.